Pesquisar
Close this search box.

7 Dicas para o sono do recém-nascido

dicas para o sono do recém-nascido

Quando o bebê nasce, dificilmente a mãe sabe o que esperar do sono, e ter dicas para o sono do recém-nascido é fundamental para passar por mais tranquilidade por esta fase.

É sabido que o recém-nascido dorme bastante, mas como é esse sono?

Como ter certeza de que o bebê vai aprender a diferença entre dia e noite e começar a ter um bom padrão de sono quando tiver idade para isso?

Como evitar uma mudança drástica no padrão de sono quando o bebê passar pelas regressões de sono?

Estas são algumas dúvidas comuns que percebo aqui na consultoria, e hoje gostaria de falar com vocês sobre estes 8 dicas para o sono do recém-nascido que realmente farão diferença nestes primeiros meses de vida do seu bebê.

O sono do bebê recém-nascido

Algum importante para ressaltar antes de falarmos sobre as dicas para o sono do recém-nascido é que a primeira coisa a prestar atenção para bebês tão pequenos é na segurança do sono.

Se você tem alguma dúvida sobre como manter um sono seguro, leia esse artigo e comece hoje mesmo a colocar todas as dicas em prática!

Agora, vamos para o ponto principal do nosso artigo.

livro é hora de dormir

As 7 dicas para o sono do recém-nascido

1. O recém-nascido não passa muito tempo acordado

Esta é a primeira (e uma das mais importantes dicas para o sono do recém-nascido.

O bebê nasce e temos uma vontade de interagir, ficar com a criança e mantê-la acordada para aproveitar todos os momentos.

Calma mamãe… essa hora vai chegar, mas quando o bebê tem poucos dias de vida, ele permanece a maior parte do tempo dormindo.

Além disso, se ele ficar muito tempo acordado, ele logo apresentará nervosismo e vai se agitar e chorar.

O bebê até 3 meses se mantém acordado basicamente para fazer uma troca e mamar, especialmente até os primeiros dois meses de vida.

Geralmente, o maior intervalo destes pequenos fica no fim do dia, quando a criança toma um banho relaxante para iniciar o sono noturno.

Estas são as janelas de sono para os bebês nos primeiros 3 meses de vida:

  • 0 a 1 mês: 45 minutos
  • 1 a 2 meses: de 45 a 60 minutos
  • 2 a 3 meses: 60 a 90 minutos

Lembro que isso é uma média. Algumas crianças passam um pouco mais de tempo acordadas enquanto outras possuem uma janela de sono bem curta. É fundamental observar o bebê e tomar cuidado para que ele não entre em efeito vulcânico.

2. Use o cueiro

Algo que vai ajudar o seu filho a dormir melhor é remeter ao ambiente intrauterino, ou seja, quando ele estava na barriga da mamãe.

Então, o cueiro vai ajudar a limitar o espaço, deixando o bebê mais “apertadinho” como era dentro do útero da mãe.

Além disso, um dos reflexos do recém-nascido é o reflexo de moro, onde ele tem a sensação que vai cair, um tipo de sobressalto, que apesar de ser parte do desenvolvimento da criança, pode atrapalhar o sono.

Depois dos 4 meses, esse reflexo costuma ser bem mais leve, e é importante fazer a retirada desse cueiro quando a criança começar a virar.

3. Estabeleça a diferença entre dia e noite

Embora pareça algo intuitivo deixar o ambiente mais escurinho e com pouco barulho para não atrapalhar o sono do bebê, uma das dicas para o sono do recém-nascido é dormir de dia no claro e de noite no escuro.

O bebê não nasce sabendo essa diferença, e a confusão entre o que é dia ou noite pode durar até 6 semanas.

Portanto, mantenha os dias claros e mais agitados, com os barulhos normais da casa, e as noites escuras e sem barulhos, e isso ajudará seu recém-nascido a entender a diferença mais rapidamente. 

4. Limite o tempo de cochilo no dia

É fundamental perceber se o bebê está dormindo mais horas de dia do que ele consegue fazer de noite.

Se isso acontecer, o ideal é tentar limitar o tempo das sonecas em 2 horas, para que a criança não passe o dia todo dormindo e a noite toda fazendo cochilos.

5. Faça o quarto compartilhado

Compartilhar o quarto ajuda muito na amamentação na madrugada e também para vigiar o sono do bebê.

Como falamos antes de dar as dicas para o sono do recém-nascido, uma das coisas mais importantes nessa fase é cuidar da segurança da criança, e o quarto compartilhado garante isso.

Não é preciso dividir a cama com o bebê, apenas o coloque em um berço acoplado ou ao lado da cama.

6. Use o ruído branco

O ruído branco é mais uma das principais dicas para o sono do recém-nascido porque também vai lembrar o ambiente que o bebê tinha no útero da mãe.

Ele escutava o som de seu sangue fluindo, batimentos cardíacos, etc. É por isso que ele encontra conforto quando você coloca o ruído para ele dormir, além de abafar os sons externos.

7. Balanço e colo

Um recém-nascido precisa de colo, aconchego e muitas vezes um pouco de balanço para relaxar.

Na barriga da mamãe, ele era ninado enquanto a mãe caminhava e fazia suas atividades.

E isso pode trazer conforto e segurança para o sono.

Preocupe-se com as associações ou padrões de sono a partir dos 4 meses, quando a exterogestação já terminou e seu filho já está maior, com mamadas mais regulares e com uma rotina de cochilos mais fixa (geralmente 3x por dia).

E se você tem dificuldade com o sono do seu bebê, o primeiro passo é procurar ajuda!

Tenho diversos atendimentos, inclusive para recém-nascidos, e um deles certamente poderá atender a sua necessidade.

Conheça meu planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.

Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.

Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.

Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes