Pesquisar
Close this search box.

Aprenda o que fazer na regressão dos 8 meses

bebê chorando para não dormir

Quando as crianças têm o sono sensível, as regressões de sono parecem atingir em cheio o comportamento das crianças, tanto de dia quando de noite, e uma das mais “pesadas” é a regressão dos 8 meses.

Para quem já passou por dificuldades aos 4 meses, a regressão dos 8 meses parece um balde de água fria, um desespero e um grande desafio para as famílias.

A regressão dos 8 meses é associada a um grande avanço cognitivo da criança e muitas vezes pega também a fase de transição das sonecas.

A criança pode começar a acordar diversas vezes a noite, lutar para entrar no sono ou negar a soneca do dia.

O resultado dessa recusa em dormir é uma criança exausta, que não consegue descansar de noite e tampouco manter o sono.

Como acontece a regressão dos 8 meses

Há muita coisa acontecendo na vida da criança nesse momento. Muitos já andam apoiados, se arrastam, engatinham, aprendem a se comunicar um pouco melhor e, na maioria das vezes, ainda tem dentinho chegando por aí.

O bebê quer praticar todos estes aprendizados e é muito difícil para ele desligar o cérebro.

Essa prática pode por exemplo ser feita no meio da madrugada, e para crianças que não possuem habilidades de auto conforto, ou seja, para as que não dormem sozinhas, essa luta pode ser ainda maior.

O que acontece é que se você levava 20 minutos para ninar o seu filho, agora precisa de 1 hora. Esse é um comportamento comum na regressão dos 8 meses.

A presença dos pais é estimulante, a criança quer se mostrar, por isso ter alguém com a criança a madrugada toda pode ser um erro.

Se seu filho já dorme sozinho, tente eliminar os estímulos do quarto, deixe o mais escuro possível de noite e mantenha a postura de colocar para dormir sem ajuda.

Qualquer coisa nessa hora pode ser motivo para começar a brincadeira.

Verifique a rotina porque seu filho pode estar preparado para passar um pouco mais de tempo acordado e principalmente estimule para que ele pratique as novas habilidades nos momentos de vigília.

Clique aqui e conheça o livro “É hora de dormir”

O que fazer para melhorar a regressão dos 8 meses

  • Se seu filho luta mais de 30 minutos para entrar no sono do dia ou da noite, mude esse horário para 15 minutos mais tarde;
  • Se seu filho faz 3 sonecas, avalie se não é o momento de transitar para 2 cochilos por dia;
  • Se seu filho dormia por 1 hora, 1 hora e meia e passou a dormir 40 minutos na soneca, avalie o comportamento dele. Se ele está bem, isso é uma fase, logo deve passar.

O que não fazer durante a regressão dos 8 meses

  • Não crie hábitos que a criança não tem. Se ela dorme fora do colo, não use o colo para dormir mais rápido, tente ter paciência, colocar para dormir mais tarde mas evite associações;
  • Não faça um monte de sonecas picadas. Se seu filho lutar para dormir, deixe um tempo maior acordado e tente manter o número de sonecas;
  • Não mude os horários de alimentação. Depois que a regressão passar, vai ser mais fácil voltar ao sono bom se os horários de comer estiverem adequados.

Por fim o ideal é ter paciência.

As regressões de sono podem ser exaustivas mas é importante não criar associações que a criança não tem e principalmente não voltar com associações que ela já perdeu.

Seja flexível com os horários do sono e mantenha-se firme com o ritual de sono e postura na hora de atender aos eventuais despertares.

Se seu filho está passando pela regressão, ou piorou muito o son?

Mande pra mim aqui no WhatsApp a idade do seu filho e se você se identificou com estas dificuldades!

Divida sua história comigo e se quiser um acompanhamento para resolver de uma vez por todas as questões de sono do seu filho, como milhares de famílias já fizeram, conte com a minha ajuda!

Visite minhas redes sociais ou me escreva e saberei a melhor forma de te acompanhar nessa jornada.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

67 respostas

  1. Minha filha tem 8 meses e vai fazer nove já dia 6, de uns dias pras cá não quer mais dormir, acorda muitas vezes, até de hora em hora, alguma ajuda?

    1. Ô amiga, tô passando o mesmo porém minha bebê completou 9meses no último dia 20. E só vai dormir depois de muito choro, passeio de carro, musiquinha, balanço, pelo menos 2 horas . Agora mesmo são 00:19 e vamos pela 3 X tentar colocá-la no berço. E olha que até 15 dias atrás ela só levava 10 minutos pra pegar no sono… Eu e meu marido estamos exaustos já…

      1. Rafa, tenta manter a rotina sempre nos mesmos horários! A minha está com 8 meses e só queria dormir no colo… até que recriei o hábito para algumas coisas como: jantar as 18:00 ( creminho de abóbora e creminho de arroz) umas 19:00 banho bem relaxante, depois ela de fato irá querer ficar em um ambiente meia luz, com uma música ainda de Yoga de fundo, a que vc coloca para o banho… ela vai brincar ali 1 hora… depois desliga de fato as luzes e oferece o colo com o peito sempre a mantendo aquecida. Ela mesma vai tirar a boquinha do bico quando se saciar e daí dorme. Vai ter alguns despertares a noite mais agora de fato o bebê já chora pra avisar da fraudinha molhada de xixi, trocar a fraudinha sem ascender luz branca… e se ouver mais despertares pega a sua mão quentinha e pressione de forma bem gentil no meio do peito dela fazendo o som de shiiiii ou hummmmm( esse hum pode ser cantando uma musiquinha) aqui tem funcionado bastante

  2. Meu filho está com oito meses e sempre foi uma criança muito tranquila e dormia bem… agora luta para não dormir, fica agitado, chora e quer colo… faz de tudo para não dormir, resmunga, grita e eu não sei o que fazer… às vezes dou remédio para dor de barriga para ver se melhora

    1. Olá Ermelinda, como vai?
      Pode ser a regressão dos 8 meses. Ela é associada aos aprendizados do bebê nessa fase e é comum ficar mais agitado e demandar mais colo.
      Mas é uma fase em que podemos sim fazer uma aprendizagem de sono com ele. É preciso avaliar a rotina, os rituais, as associações de sono, os estímulos, enfim, todo o dia do seu bebê.
      Se você quiser entender um pouco mais sobre a consultoria, me chama no WhatsApp 11-976873368 e eu te falo como funciona.

      1. Meu filho tem 8 meses e fará 9 dia 07, as madrugadas tem sido exaustivas demais! Ele acorda sempre por volta das 3/3:40, volta a dormir depois q mama e eu acabo deixando ele na cama no meio, ele resmunga muito e pede peito mais umas vezes, ele dormia bem antes e agora não mais e não sei fazer ele ter autonomia do sono e permanecer no berço dele depois, não sei o que fazer

      2. Oi meninas ! Então meu filho tem 8 meses indo para 9 meses dia 2 de março. Por aqui está bastante exaustivo, continuo com nossa rotina do sono, mas tenho visto que ele fica mais agitado e irritadiço, até de fato pegar no sono , sem contar os despertares que as vezes chega a ser de 1/1 h aí ele mama na maioria das vezes e logo volta a dormir , porém acorda muito rápido e está bem complicado não tenho rede de apoio , tenho outro filho de 8 anos , eu já não sei o que fazer .

  3. Aqui em casa estamos exatamente nesse momento, minha bebê tem 8 meses, já faz 3 noites que não dormimos direito. Na verdade ela já era ruim de dormir, é muita ativa durante o dia, tem apenas três janelas de sono no máximo e por 30 a 20 min. A noite sempre vai dormir tarde 11 h e ainda acorda de madrugada levando mais de uma hora ,uma hora e meia para voltar a dormir. Estamos exaustos, pois além dela acordar ela acorda a casa toda , o irmão de 3 anos que também não volta a dormir logo.

  4. Meu filho completou 8 meses; e tem sido uma luta para as sonecas desde os 6 meses, e quando acontecem duram muito pouco tempo. De noite tem tido diversos despertares, e volta a dormir dps de uma a duas horas isso no colo mamando, tem sido exausttivo

  5. Olá minha bebê tem 8 meses e de um tempo pra cá durante o dia não dorme muito suas sonecas são rápidas e durante a noite acorda várias vezes eu queria uma ajuda o que faço pra melhorar o sono dela

  6. Olá! Meu bebê está com 8 meses, ele sempre teve o sono muito leve e agora mais do que nunca acorda várias vezes a noite, as vezes tira uma soneca durante o dia. Chora bastante com sono, mas não dorme.

  7. Minha filha está com 8 meses e meio. Ela não dorme direito tem mais ou menos uns 15 dias. Fica em pé no berço logo que acorda na madrugada e começa a chorar, quando não desperta 100%, choraminga dormindo e se mexe muito.. isso quase que de 1 em 1 hora. Tão cansativo, pois meu marido e eu temos que trabalhar, que lá pra 3h da manhã desistimos e colocamos na nossa cama para conseguir dormir um pouco mais. Ela dorme mamando, mas até começar este problema, ela voltava a dormir sozinha, só não voltava em caso de fome mesmo, pois antes disso acordava no máximo duas vezes pra mamar e dormia de novo sem dificuldades. Então essa associação nunca tinha sido problema. Não consigo ajustar rotina, pq ela vai pra creche 7:00 e volta às 18h. chega em casa e brinca até umas 19:30, toma banho e dorme umas 21h. Mas mesmo finais de semana com a rotina direitinha, o problema permanece.

    1. OI Laura! Pode ser que a associação tenha aparecido apenas depois da regressão que acontece perto dos 8 meses. Além disso, existe um pico da angústia de separação para muitos bebês nessa idade. Então pode ser que sua filha esteja buscando mais contato físico (especialmente se na sua cama ela consegue dormir).
      Com essa idade podemos fazer uma aprendizagem de sono. Se quiser saber mais sobre como funciona a consultoria, me chame no WhatsApp 11-976873368.
      Um abraço,
      Michele

  8. Olá, minha filha de 8 meses acorda de hora em hora p mamar. Só resmunga/chora, coloco no peito, mama já dormindo uns 5 min e coloco no berço. Isso acontece a noite inteira de 1 em 1 hora. Não aceita a mamadeira, IA não aceita tb. Somente frutas as vezes. Exaustão! Tenho outras 2 filhas que preciso cuidar.

  9. Minha bebê tem 8 meses, ela dormia a noite inteira até os 6 meses, depois disso estamos sofrendo muito. Temos uma filha de 3 anos e a bebê de 8 meses, então a rotina dela é a mesma que a da irmã, porque é muito difícil para mim. Ela faz duas sonecas, mas não dorme mais que 30 minutos, só dorme mamando, a noite vai cedo pra cama junto com a irmã, as acorda pelo menos 4,5 vezes por noite. Não sei mais o que fazer.

  10. Olá, minha bebe tem 08 meses e as noites estão bem difícil, acorda muitas vezes chorando fica em pé no berço logo que acorda na madrugada e começa a chorar, durante o dia ela mama a mamadeira e a noite só quer o peito, pois já retornei a trabalhar, acorda de hora em hora, tem noites que perde o sono, chega a ficar acordada umas 02 a 03 horas para aí alinhar no sono, estou muito cansada rsrs. Ela fica no peito e na chupeta, a rotina dela é chegamos em casa as 18:30 h dou banho as 19:30h a comidinha é até as 20:30h, assistimos desenhos e as 21:30 22:00 ela dorme.

  11. Meu filho vai fazer 9 meses e desde os 6 tem despertares a noite. No início eram 3 e agora desde os 7 meses desperta a cada 2h a noite. Na maioria das vezes não pegamos no colo e em alguns despertares ele chora muito. Nos cochilos do dia dorme 1h e já fez a transição para 2 sonecas, mas as noites estão bem complicadas

  12. O meu filho vai fez dia 1 8meses e desde ha 3 semanas tem despertares a noite. No início eram 1 ou 2 e agora desde as 3 semanas para came desperta a cada 2h a noite. Na maioria das vezes não pegamos ao colo e em alguns despertares ele chora muito parecem pesadelos. De dia dorme 3 sonecas mas de 40m a 1h. As noites e que estao um desespero!

  13. Meu bebe completou 8 meses e já faz algumas noites que não dorme bem, vai dormir por volta das 20:00h mas quando dá meia noite acorda chorando e luta pra não dormir mais… levo mais de 1 hora pra conseguir fazer ele dormir ele dorme um pouco e acorda dinovo na choradeira… isso quando não quer ficar levando no berço ou brincar as 3 da manhã. Estou exausta@

  14. Meu bebezinho fez 8 meses a alguns dias e estamos exausto pois ele tem acordado de 2h em 2h na madrugada e as dorme e em 1h acorda de novo.

    Tem mamado quando isso acontece, mas tem me mordido muito e penso até a dar a mamadeira poq que ele chora muito.

    A mamadeira já tenho oferecido 2 x no dia e ele mama uns 60ml e não quer mais e fica buscando peito.

    Tô cansada, dolorida e sem dormir a dias. N sei o q fazer 🙁

  15. A minha bebê tem 8 meses e meio e de 1 semana pra cá vem lutando muito pra dormir de dia e diminuiu o tempo de soneca e a noite está despertando e demorando umas 2 horas pra dormir. Tô exausta.

  16. Oi, meu bebê completa 8 meses agora dia 12/01/24, já tem mais de um mês mais ou menos que ele acorda duas vezes na noite,(e ele dorme tarde, umas 23) e demora pra pegar no sono, fica irritado e ainda temos mais dois (5, 2) que de vez enquanto acordam com os choros. Já apelamos pra mingau, aqueles mais pesados, mas nada adianta.

  17. Meu bebê está para completar 8 meses, porém já faz 1 mês que não está dormindo bem. A noite toda fica tendo despertares e as vezes só volta a dormir mamando. Durante o dia só dorme no colo e no máximo 1 hora, tem feito de 2 a 3 sonecas de dia. Não sei mais o que fazer, pois c esses despertar a noite ninguém mais está conseguindo dormir em casa, está sendo horrível.

  18. Meu bebê tem 8 Meses e sempre dormiu a noite inteira, na parte da tarde sempre dormiu umas 3h, mas desde que completou 8 meses não dorme mais a noite inteira, desperta umas 4x a noite e não quer dormir kkk fica tagarelando no berço, atualmente na parte da tarde ele tem dormido umas 2:15 min, ele vai dormir umas 21h e se não acordar a noite acorda umas 6:30, mas agora ele acorda de 2/2h e luta para dormir!

  19. Minha bebê tem 8 meses e meio, antes estava acordando somente 1x durante a noite para mamar e já fazem alguns dias que ela passou a despesertar várias vezes. Com certeza ela está passando pela regressão do sono e pra completar está nascendo o primeiro dentinho, porém mantenho a rotina dela, 2 a 3 cochilos durante o dia, rotina para dormir, diminuindo as luzes às 19hs, levando para o banho e em seguinda amamentando para dormir, assim ela está no berço às 19h30. Para pegar no sono, continua tranquilo, porém antes ela dormia com o pai e agora só quer a mãe aqui, os despertares começam 1 hora depois e vai variando de 2 em 2 horas. é muito exaustivo, mas sempre coloco ela de volta no berço. Espero que passe logo e ela volte a dormir bem.

    1. Sild, sugiro você esperar ao menos 2 semanas para ver se naturalmente sua bebê volta a dormir bem. Isso pode acontecer. Se não acontecer, uma possibilidade é fazer uma processo de aprendizagem de sono. Se quiser entender mais sobre a consultoria, me chama no WhatsApp 11-976873368 e eu te mando como funcionam os atendimentos.

  20. Olá, minha filha tem 8 meses, até os 6 meses nunca teve problema de sono, mamava uma ou duas vezes na madrugada depois só de manhã, na semana que fez 6 meses ela começou acordar de hora em hora não importando se a gente coloque ela pra dormir as 21h ou as 23h é certo que ela vai passar até de manhã cedo acordando ai minha esposa pega ela coloca no peito ela mama um pouquinho, ai larga ela no berço ou na cama ela já sai dormindo….ela costuma tirar uma soneca depois do meio dia de 1 hora e a tardinha de 1 hora, as vezes mais as vezes menos, o que notamos que em dias que ela por exemplo não tira essa soneca de tarde ou noitezinha a rotina é a mesma.
    Nós começamos achar que era fome, mas entramos na fase alimentar e não diminuiu parece que só aumentou, creio que é APEGO pela mãe pois tentamos dar mamadeira para ela e nunca pegou, pra ter uma noção ela chupava bico desde o nascimento chegou largar o bico por achar que era similar a mamadeira ;(
    Nos de uma luz !!!

    1. Olá Rafael, acredito que sua filha esteja passando mesmo pela regressão dos 8 meses e esse comportamento é bastante comum durante esta fase.
      Com 8 meses é possível fazer uma aprendizagem de sono. É preciso avaliar o dia dela, os estímulos, os rituais de sono e as associações (a forma como ela adormece) para ajustar o sono. Algumas crianças nessa idade ainda acordam 1 ou 2x de madrugada para mamar, mas os outros despertares acontecem por hábito.
      Se quiser entender mais sobre a consultoria me chame no WhatsApp 11-976873368 e te explico melhor sobre o processo de aprendizagem.

  21. Ola
    Meu filho esta com quase 9 meses e ja faz umas 2 semanas que ele simplesmente não consegue ter um sono prolongado
    Esta pior do que recem nascido e raramente dorme 3 horas seguidas
    Toda noite é uma luta enorme pra colocar dormir, pelo menos 2 horas no quarto tentando fazer dormir
    Só quer dormir no colo e no peito
    Nem balanço ele as vezes resolve
    Quando acorda de madrugada tento ajudar minha esposa mas quando entro no quarto ele chora mais ainda
    Esta sendo muito exaustivo principalmente para a mae

  22. Minha pequena tem 8meses e praticamente não está dormindo a noite, quer peito toda hora, acorda muito assustada e um choro desesperado, não sei oq fazer

  23. Olá, a minha filha tem 8 meses e faz despertares nocturnos muito grandes, sempre com muito choro. Quando vai dormir, tem a rotina de sono e adormece relativamente bem, mas os despertares são horríveis. Chora no colo, no berço, em todas as tentativas. Parece que só adormece depois de exausta. De dia é muito simpática e sorridente e faz 2 a 3 sestas, algumas de 1h30. Simplesmente não sabemos como a ajudar nos despertares nocturnos.

  24. Meu bebê tem 8 meses, as madrugadas tem sido exaustivas demais! Ele acorda de 3/3, só acordava uma vez agora só volta a dormir depois q mama, ele dormia bem antes, eu não sei o que fazer.

  25. Bebê 8 meses dorme muito bem. Sonecas boas . Dorme de forma independente sonecas e SN.
    Acorda uma vez a noite pra mamar e não tô conseguindo tirar isso. Já tentei diferentes tecnicas do mama dos sonhos por um tempo mas nao resolveu.

  26. Boa noite o meu bebê tem muita associação a colo e rede e só quer dormir em cima de mim tanto durante o dia como anoite, nem na cama comigo quer dormir ele vai fazer 8 meses agora dia 14, não sei oque fazer me ajude e ainda tem vários despertares durante a noite!

  27. Olá Michele! Minha bebê completa 8 meses essa semana. Sempre dormiu muito bem, sozinha no seu berço. Dificilmente preciso ninar muito. Mas ultimamente, embora durma com facilidade, ela desperta muito a noite, quase que de hora em hora. Volta a dormir muito rápido, mas somente depois de pegar a chupeta. Ela só adormece com a chupeta. Como ela dorme cedo, 19:30hs, tenho dado outra mamadeira em torno das 22:00hs, com ela dormindo, com medo que desperte a noite por fome. Estou exausta com essa rotina de acordar a toda hora. O método ensina como acabar com a dependência da chupeta à noite? Como fazer ela voltar a dormir sozinha sem chupeta?

    1. Oi Leticia! Entendo o seu cansaço. Sim, podemos trabalhar uma aprendizagem de sono com ela para não ter essa dependência da chupeta. Algumas crianças têm mesmo essa associação de sono, que pode ser da chupeta, colo, mamar no peito, e é bem difícil quando o bebê não consegue manter os ciclos de sono.
      Vou te mandar um email sobre como funciona a consultoria. Se preferir, pode me chamar no WhatsApp 11-976873368

  28. Aqui em casa estamos exatamente nesse momento, meu bebê tem 8 meses, e ele sempre foi ruim de dormir, é muito ativo durante o dia, tem apenas três janelas de sono no máximo durante o dia e por 30 a 20 min. A noite umas 7:00 Hs dou a papinha, o banho morno pra relaxar e sempre vai dormir entre 8:00 e 9:00 e ainda acorda a noite toda, de hora em hora ou menos. Dou mama e ele volta a cochilar, mas está acordando de mais.
    Estamos exaustos.

  29. Eu estou com meu filho de 8 meses e até os 7 meses dormia super bem a noite, agora acorda de hora em hora e só volta a dormir se eu der o peito, já pensei até em tirar do peito. Estou exausta, o que tenho feito é chorar a madrugada toda, não tenho ideia do que fazer também. Mantenho a rotina do sono, mas na madrugada ele quer peito e grita muito se não dou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes