Meu Bebê Ainda Deve Mamar Durante a Noite?

bebê mamando de madrugada
 
Sempre que conheço uma mãe cansada por ter que levantar durante a noite para amamentar seu bebê, sinto que maior que este cansaço, está o medo de deixar o filho passar fome e a culpa por não alimentá-lo.
bebê mamando de madrugada ciclo reverso
 
Já falamos aqui no blog sobre culpa de mãe, e percebemos também que parentes, avós e amigos sempre possuem uma opinião sobre o assunto e cada vez mais confundem a cabeça das mães exaustas.
 
Muitos pediatras também indicam que a partir dos 6 meses os bebês já podem deixar de mamar durante a noite desde que tenham peso adequado e nenhum problema de saúde… então é neste momento que os pais se perguntam: “O que acontece com meu filho? Será que fiz algo errado? Por que ele só volta a dormir se mamar? Será que ele realmente tem fome e por isso devo amamentá-lo ou isso é apenas um mau hábito de sono que meu filho infelizmente adquiriu?
Eu, como consultora de sono infantil, só poderia lhe dar esta resposta conhecendo melhor seu bebê, sua família, hábitos e rotina, entretanto, podemos aqui deixar uma dica que vale para todas as mães: se seu filho ainda mamar durante a noite após 8 ou 9 meses, você pode tentar criar uma outra associação de sono e o desmame, já que a maior parte das crianças dormem a noite toda com esta idade. Muito provavelmente a partir dos 12 meses seu filho dormirá melhor. Infelizmente isso não acontece em todas as casas. Muitas mães precisam de apoio para passar por esta etapa. O importante é não se sentir culpada e procurar ajuda. Lembre-se que temos o direito de sentir cansaço, exaustão, e que é uma situação nova e difícil para muitas famílias.

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Categorias

Post Recentes

a culpa materna

A culpa materna não ajuda você e seu bebe dormirem bem

A culpa materna pode parecer um sentimento inevitável na maternidade, mas ela interfere diretamente no sono da mãe e no sono do bebê. Este artigo revela, com base em estudos sobre os neurônios-espelho, como o estado emocional da mãe é espelhado pelo bebê e pode impactar negativamente seu descanso. De forma acolhedora e libertadora, o texto propõe uma mudança de olhar: sair da culpa e entrar na responsabilidade leve e consciente. Ideal para mães que se sentem exaustas e sobrecarregadas, mas que desejam encontrar caminhos reais para melhorar o sono do bebê e a própria saúde emocional.

Leia mais »