Pesquisar
Close this search box.

O que fazer quando o bebê troca o dia pela noite – 7 dicas que você não pode perder

Bebê troca o dia pela noite

No post de hoje quero falar com a família de uma criança que troca o dia pela noite.

Isso pode ser bastante comum em recém-nascidos, já que eles não chegam ao mundo com os ciclos de dia e noite definidos.

Eles nascem com os hábitos que tinham no ambiente intrauterino, e como a alimentação em livre demanda é altamente indicada nessa fase, é preciso ensinar o bebê a diferença entre o dia e noite para que adquira esse aprendizado.

E como sabemos se o bebê troca o dia pela noite?

Quando ele mama mais de noite do que de dia e quando o tempo de sono contínuo é maior nas sonecas do que a criança consegue no sono noturno.

Reconhece a situação? Então acompanhe todas as informações do artigo e entenda como sair dessa situação!

Por que o bebê troca o dia pela noite?

bebê troca o dia pela noite

Geralmente o bebê troca o dia pela noite porque ele não aprendeu a diferença ainda nos primeiros três meses de vida.

Mas não é apenas isso.

Algumas crianças gostam de mamar em ambientes calmos, no escuro, e acabam solicitando mais vezes a mamada de madrugada, fazendo com que os intervalos para alimentação na parte da madrugada sejam mais curtos do que acontece durante o dia.

Outra causa para a criança que troca o dia pela noite é o fato de querer chamar a atenção dos pais, ou passar mais tempo com eles.

Porém, seja qual for a causa dessa diferença entre ficar mais acordado e se alimentar mais de dia e dormir por mais horas de noite, isso pode ser trabalhado.

Então, se você quiser saber como lidar com essa situação, coloque as dicas hoje mesmo em prática!

Como lidar quando o bebê troca o dia pela noite

Quando o bebê troca o dia pela noite, mais importante do que conhecer os motivos, é entender como reverter essa situação.

Então agora, vamos falar de 7 atitudes que você pode ter para firmar bem o conhecimento de que a criança precisa dormir por mais horas durante a madrugada e mamar menos do que ela faz de dia.

Vamos a elas?

Faça um ritual de sono noturno com banho

O banho é uma atividade relaxante, e que normalmente o bebê toma apenas uma vez por dia. Então, isso mostra que o dia terminou, e que começa uma nova etapa das 24 horas do bebê (a hora de dormir).

Então, tenha muita calma nesse momento, e além do banho, você também pode incluir uma massagem, luz baixa, uma história, ou seja, coisas que são diferentes de tudo o que a criança passou durante o dia.

“Grude” a hora do banho com o sono, assim a criança aprende que as atividades do dia terminaram naquele ritual de relaxamento.

Não acorde o bebê que troca o dia pela noite para mamar

A não ser que haja alguma recomendação do pediatra, ou que o seu bebê ainda seja recém-nascido ou prematuro, não há a necessidade de manter a mesma rotina alimentar durante o dia e noite.

Exemplificando, se o seu bebê come a cada três horas durante o dia, ele não precisa necessariamente comer também nesse intervalo na madrugada.

Isso vai ajudar ao corpo dele entender que existe a diferença, e que ele recebe menos alimento nas horas que deve dormir.

Sempre é importante verificar com o pediatra qual é o intervalo que a criança pode ficar sem mamar, e tentar espaçar um pouco para que a criança não tenha a mesma rotina alimentar de dia e de noite.

Não coloque a criança para dormir muito tarde

Muitas pessoas pensam que se cansar bastante a criança, ela vai dormir melhor.

Entretanto, pode acontecer o contrário, e a criança aumentar a quantidade de despertares por estar muito cansada.

Então, não estique o tempo acordada com a esperança de que o sono irá melhorar.

Obviamente é importante gastar energia durante o dia, mas isso deve ser feito na medida certa.

Garanta de 10 a 11 horas de sono noturno para seu filho (pelo menos até 2 anos), então faça a conta da hora que ele acorda e tente garantir esse tempo de sono.

Por exemplo, se a criança começa o dia 6h da manhã, o ideal é que até no máximo 20h00 ela esteja dormindo.

Avalie o tempo dos cochilos durante o dia

Se o seu filho troca o dia pela noite, uma das primeiras coisas a se fazer é verificar se ele não está dormindo demais durante o dia. Entender o tempo adequado de soneca é fundamental.

Para dar um exemplo, algumas crianças conseguem fazer cochilos de três horas, mas não conseguem sustentar o sono por esse tempo durante a madrugada.

Neste caso, é preciso diminuir um pouco o sono do dia, ajustar toda a rotina, avaliar as janelas de sono e estruturar melhor as horas de sono, para priorizar a capacidade de dormir da criança para o sono noturno.

A alimentação do dia deve estar adequada para a idade

Seu filho mama melhor quando está de madrugada por estar mais relaxado e no escuro?

Isso é mais comum do que se pensa, então, quando chega o dia, a barriguinha está cheia de leite e a criança não se alimenta de forma adequada durante o dia.

Ela quer interagir e brincar, mas se distrai muito nas mamadas, que acabam não sendo efetivas.

Então, na madrugada, ela precisa comer para garantir a parte nutricional.

Se isso acontece na sua casa, tenha um ambiente bem calmo para dar as mamadas, tente espaçar os intervalos na madrugada e insista para seu bebê comer melhor durante o dia.

Capriche no contato físico durante o dia

Esta é uma das dicas que menos são levadas em consideração para as famílias onde a criança troca o dia pela noite.

Já pensou que o bebê pode querer ficar acordado por uma “fome emocional”?

Ele percebe que de madrugada ele ganha muito colo, carinho, até mesmo cama compartilhada, então prefere ficar mais tempo acordado para aproveitar tudo isso.

Então, ofereça bastante colo e carinho para o bebê durante o dia, para que ele fique mais tranquilo e consiga dormir por mais horas de madrugada.

Utilize alguns sons apenas para a noite

Criança aprende tudo por repetição. Por isso, ter um som que você usa apenas para o sono noturno pode ajudar bastante a criança que troca o dia pela noite.

Ela vai começar a associar aquele barulho apenas com o período noturno, e isso ajuda no relaxamento.

Conclusão

Todas estas dicas vão te guiar para que seu filho entenda a diferença entre os períodos de sono e vigília. Esse é um aprendizado que começa desde cedo, mas nunca é tarde para ajustar a rotina e ensinar um bebê que troca o dia pela noite!

Tem dificuldade com este ajuste?

O primeiro passo é procurar ajuda, pois quando o bebê troca o dia pela noite, isso não é difícil apenas para você, mas também para ele!

Tenho diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade.

Conheça meu planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.

Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.

Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.

Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes