Pesquisar
Close this search box.

Por que muitos bebês acordam 5h da manhã

bebês que acordam 5h da manhã

O post de hoje é para a gente falar sobre os bebês que acordam 5h da manhã para já iniciar o dia.

Esta é uma queixa muito comum aqui na consultoria de sono, pois para a maioria dos adultos, especialmente os que estão exaustos por não conseguirem dormir bem de noite, 5h da manhã ainda é madrugada.

Outro ponto é que em grande parte dos lugares, ainda está escuro essa hora, e os pais sentem que precisam “pegar no tranco” para atender os filhos que acordam 5h da manhã.

Isso acontece com você? Então não deixe de ler meu artigo até o final, entenda os motivos e principalmente o que você pode fazer para melhorar essa situação.

Boa leitura!

Quando um bebê é realmente madrugador

Alguns bebês são realmente madrugadores.

Quando chega 5h da manhã, eles já estão fisiologicamente preparados para iniciar o dia.

Acordam dispostos, não apresentam sinais de sono e conseguem manter uma janela de sono (tempo acordado) adequada para a idade.

Geralmente são crianças que sempre acordaram cedo, e com uma rotina do dia ajustada, costumam dormir cedo também.

E como diferenciar os bebês que acordam 5h da manhã por hábito dos madrugadores

A primeira coisa a se fazer é olhar o comportamento da criança.

Ela acorda mas apresenta sinais de sono? Aparentemente dormiria mais? Logo sente sono?

Se isso acontece na sua casa, é porque seu filho ainda conseguiria dormir um pouco mais, mas algum motivo está fazendo com que ele não sustente o sono.

E felizmente, nestes casos, conseguimos tomar algumas atitudes para que a criança acorde ao menos perto de 6h da manhã, quando o “dia” já nasceu.

Então agora vamos entender os motivos que podem interferir nessa hora de começar o dia das crianças.

Bebês que acordam 5h da manhã – Quais são os motivos?

Esse entendimento vai fazer toda diferença para que você ajude seus filhos que acordam 5h da manhã a dormirem um pouquinho mais, desde que isso esteja dentro da capacidade de sono deles.

Acontece uma troca de hormônios neste horário

É justamente neste horário (entre 4h30 e 5h da manhã) que acontece uma troca de hormônios que são liberados no corpo da criança.

Isso significa que ao invés de liberar melatonina, que é o hormônio do sono, o corpo do bebê começa a se preparar para iniciar o dia, liberando cortisol.

Esse é o hormônio do stress, mas também de vigília, ou seja, ele é importante para que o bebê consiga ficar alerta até o horário do cochilo.

Portanto, isso faz com que o sono da criança fique mais leve nessa hora, e quando um leve despertar acontece, o que seria a “ponte” para um próximo ciclo de sono, a criança sente dificuldade em continuar dormindo.

Dica de ouro: existe um pico de melatonina (hormônio de sono) no leite materno entre 2h e 4h da manhã, ou seja, se você alimenta seu filho de madrugada, opte por oferecer o peito nesta hora, para aumentar a quantidade de hormônio de sono no corpo dele.

Qualquer luminosidade vai ser um bom motivo para os bebês que acordam 5h da manhã

Como eu falei no tópico acima, existe uma troca de hormônios nesta hora e o corpo da criança começa a se preparar para acordar.

Consequentemente, qualquer luz que entrar no quarto vai mostrar para os bebês que acordam 5h da manhã que já é dia, mesmo que eles ainda tenham capacidade de sono para dormir um pouco mais.

Dica de ouro: feche todas as entradas de luz com o uso de blackout, cortina preta ou até mesmo papel alumínio ou cartolina).

Ressalto que não é a luz que faz acordar, mas como o bebê tem muitos leves despertares, se isso acontecer nessa hora e ele tiver qualquer contato com a luz, a noite já terá chegado ao fim.

Os bebês que acordam 5h da manhã podem estar descansados

Aqui estamos falando do mesmo comportamento dos bebês que acordam 5h da manhã mas são madrugadores.

Mas, temos que considerar a capacidade de sono da criança quando falamos da hora de acordar.

Se o seu bebê dorme 19h e ele tem uma capacidade de sono de 10 horas, quando for 5h da manhã, ele estará totalmente descansado para começar o dia.

Dica de ouro: se o seu filho dorme muito cedo, tente aos poucos jogar as sonecas para um pouco mais tarde e consequentemente o sono noturno também.

Ressalto que não adianta fazer isso em apenas um dia, pois provavelmente você não terá resultado. Insista, visto que pode demorar alguns dias para o ciclo de sono x vigília se adaptar a esse novo horário.

Bebês que não gastam energia podem acordar 5h da manhã

Outro motivo que pode fazer com que os bebês comecem o dia muito cedo é o fato de não terem gastado nenhuma energia durante o dia.

Não é preciso deixar a criança exausta, mas os bebês que não saem do colo, não brincam no chão e não gastam energia, podem precisar de uma quantidade menor de sono.

Dica de ouro: pesquise sobre os estímulos que podem ser oferecidos para um bebê da idade do seu filho e pratique estas habilidades logo que ele acordar dos cochilos. Ele estará disposto, vai gostar de brincadeira e vai gastar energia!

Se o bebê dormir exausto, ele pode acordar mais cedo

Este tópico é um pouco contra intuitivo, já que muitas pessoas pensam que é preciso deixar a criança muito exausta para ela dormir bem.

Mas, se o seu filho ficar cansado demais, ele começará a liberar o hormônio de vigília (para se manter acordado), que é também o do stress, o famoso cortisol que já falamos no artigo.

Quando a criança dorme com um nível de cortisol acima do adequado, ao liberar mais desse hormônio após 4h30 da manhã, o despertar é praticamente certo.

Então, muitas vezes é preciso aumentar o tempo de soneca dos bebês que acordam 5h da manhã.

Dica de ouro: não pule sonecas e fique muito atenta a janela de sono do seu filho!

As sonecas inadequadas podem ser o motivo dos bebês que acordam 5h da manhã

Quando o bebê dorme demais de dia (ou seja, está muito descansado), ou exausto, ele pode acordar muito cedo, como já explicamos nos outros tópicos.

Portanto, as sonecas do dia são bastante importantes para que a criança tenha uma noite de sono mais longa.

Nem muito, nem pouco!

Conclusão

Como falamos ao longo do texto, é preciso ficar bastante atenta ao dia da criança para que ela não acorde tão cedo.

Estímulos e sonecas na medida certa são fundamentais para uma boa noite de sono (e longa!). Além disso, cuidar do ambiente para que não fique iluminado vai ajudar o seu bebê a entender que ainda é noite, e cabe mais um pouquinho de sono.

Tem dificuldade com o sono do seu filho?

O primeiro passo é procurar ajuda!

Tenho diversos atendimentos, um deles certamente poderá atender a sua necessidade.

Conheça meu planos e faça parte desse grupo de milhares de famílias que contaram com a minha ajuda para transformar a maternidade em algo mais leve.

Você não precisa deixar seu filho chorar até dormir de exaustão, nem passar por um processo de desmame para que ele aprenda a dormir.

Aqui trabalho com métodos gentis, onde o perfil da família e a personalidade do bebê são respeitados.

Clique aqui, entre em contato comigo no WhatsApp e vamos conversar para transformar de uma vez por todas as noites na sua casa!

Está gostando do conteúdo! Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Post Recentes